10 de setembro de 2015

"10 coisas a fazer antes das 10" by Dica da Semana (Lidl)


Estava eu ontem a ler a Dica da Semana, quando os meus olhos fixaram-se num artigo acerca de 10 coisas que podemos e devemos fazer antes das 10h da manhã, de modo a melhorarmos a nossa qualidade de vida. Como eu achei-o bastante interessante, decidi trazer-vos então estes 10 mandamentos que, muito sinceramente, passarei a seguir (para além daqueles que já sigo e com os quais me identifiquei).
1. Dormir pelo menos 7 horas. Dormir bem é tão importante como comer ou beber água. Um estudo da National Sleep Foundation (EUA) diz que "pelo menos 40 milhões de americanos sofrem com mais que 70 problemas de sono. 60% dos adultos e 69% das crianças não dormem pacificamente várias noites por semana". A falta de sono compensador provoca perdas prematuras da memória e défice de atenção, diminui a longevidade e a criatividade, aumenta o nível de stress e os riscos de depressão.

2. Dois copos de água com limão. Somos maioritariamente de água. Bebê-la pela manhã, em jejum, é uma espécie de despertar de todas as células onde será reposta mais rapidamente  se cair no estômago sem sólidos. Se a ela juntar algumas gotas de limão, o efeito será melhorado: a vitamina C é diurética  e purificadora, ajudando a eliminar as impurezas no sistema. Amorne a água, nosso corpo demora mais tempo a processar líquidos que não estejam à sua temperatura.
3. Mexa-se com vigor. O exercício físico, especialmente o cardiovascular, para além dos evidentes benefícios para a saúde, gera uma corrente inspiradora e clareza mental. O movimento pensado e enérgico diminui os riscos de depressão, ansiedade e stress. Meia hora é o suficiente mas, se puder, faça mais; o seu corpo primeiro e a cabeça, depois, agradecem-lhe.
4 Alongamentos. Girar, dobrar e alongar o corpo são a melhor forma de terminar a ginástica: alivia as dores musculares que podem ocorrer após o exercício físico, corrige a postura e massaja interior e profundamente os órgãos: a massagem dos intestinos, por exemplo, facilita o percurso digestivo, enquanto que a do pâncreas incrementa o seu processo de estabilização do açúcar no sangue.
5. Duche frio. O choque térmico do banho tipo "torneira-toda-para-a-direita", ou seja duche de água fria, é um tratamento de spa possível para toda a gente. Ajuda-nos a equilibrar os sistemas circulatório, imunitário, linfático e digestivo. Pode, eventualmente, ajudar a perder peso, pois 'acorda' o metabolismo logo pela manhã. Um estudo de 2007 aponta os duches frios matinais como mais eficazes no tratamento dos sintomas da depressão que medicamentos prescritos.
6. Meditação. Seja ela qual for: Zohar para cabalistas, orações para cristãos ou meditar são sempre boas práticas a considerar pela fresca. É essencial parar o corpo e pôr a mente a funcionar. As novas e antigas correntes de pensamento holístico concordam em que aquilo em que nos focamos aumenta e acontece. Meditar ou rezar mais não são do que atitudes de gratidão e sendo nós, afinal, uma espécie de ímanes cósmicos, o que desejamos aos outros acontece-nos a nós. Não se esqueça, karma's a bitch (o karma é lixado).
7. Ingerir 30 gramas de proteínas. Somos máquinas e se a ingestão de água é importante para acordar o sistema, precisamos também de combustível. O melhor será a proteína animal, sejam ovos, carne orgânica ou queijo fresco. Se a sua onda for vegetariana, existem vários legumes e vegetais onde a encontrar, bem como nos frutos secos e nozes. Alimentos ricos em proteína mantêm-nos cheios durante mais tempo e colaboram para manter os níveis de açúcar estáveis.
8. Rever a agenda. Verifique o que tem de fazer, onde tem de estar e com quem tem coisas marcadas. Para além de se estar a certificar de que não esquece tarefas/encontros importantes, será uma espécie de lembrete que ao longo do dia evitará a expressão deixa-ver-a-minha-agenda em conversa com alguém. Uma boa dica é usar os avisos sonoros que a maior parte dos telemóveis têm associados à função agenda e escrever nesta a lista de deveres a não esquecer para o dia. Não se esqueça de reservar o final do dia para a sua família; se antes das oito o tempo é para si, depois das oito o tempo é para os seus. 
9. Momento de limpeza. Falemos sem rodeios: quanto mais tempo as fezes permanecem nos intestino, pior farão os seus dejetos à saúde; todo o percurso gástrico, intestino grosso incluindo, é permeável à receção de nutrientes. No final do processo, ou seja no intestino grosso, já não há nutrientes mas o corpo continua a retirar elementos, o que neste ponto do processo só nos fará mal. Se for, por natureza, obstipado, coma fibras, tanto em alimentos ricos nelas ou ao pequeno-almoço, em forma de muesli ou papas de aveia. Estas coisas não se guardam.
10. Tirar o pão da máquina. Acordar com cheiro de pão acabado de cozer não tem preço e acorda todos os sentidos, até as memórias das férias passadas na casa dos avós. Se a programar antes de ir dormir, uma máquina de pão (a da imagem é do Lidl) bate e coze o seu preferido durante a noite, deixando-o na temperatura certa para fazer derreter a manteiga sobre ele.
Acaba também com a ditadura das padarias: pode ter um pão feito da farinha que quiser, mais ou menos processada, com mais ou menos sal, com ou sem glúten, com passas, azeitonas ou nozes. E desta vez, sabe seguramente o pão que come.

Fonte de informação: revista  Dica da Semana, edição regional Almada, Montijo, Setúbal, 10 setembro 2015 - Nº 707 - Ano XIV. Diretor: Geert Van Hassel

1 comentário:

  1. Adorei as dicas Carolayne! :) vou tentar seguir algumas , a saúde agradece 😜

    ResponderEliminar