sábado, 17 de outubro de 2015

Book review \\ "Gilgamesh na demanda da imortalidade"


Título original: Gilgamesh na demanda da imortalidade
Autor: Artur Pais
Editora: Alfarroba
Páginas: 44
ISBN: 978-989-874-535-4



Sinopse: Gilgamesh, um herói, um rei que reinou em tempos a cidade de Uruk. Dotado de uma grande beleza e de uma força sobre-humana, pelo facto de ser um semideus, tornou-se invencível, implacável com os seus adversários e inimigos. Nunca conhecera uma derrota ou submissão em qualquer luta, o que o levava a abusar do poder.
O seu povo, perante tal tirania, rogava com muita fé aos deuses. Todos esperavam ser ouvidos, para que o rei todo-poderoso se tornasse mais humano.
Com tantas preces, os céus, pelo poder de Aruru, tiveram a seu cargo a missão de alterar o rumo da História e a atitude de Gilgamesh. A deusa moldou então na Terra uma forma, que se transformou num poderoso ser, Enkidu, que aos poucos se tornou humano. Sete anos, sete meses e sete dias foram o tempo necessário para tal ser enfrentar o rei Gilgamesh, tirando-lhe a arrogância, a injustiça e a tirania.
Depois de uma luta titânica, tornaram-se amigos e tudo mudou no reino da Suméria. Embarcaram em muitas e tamanhas aventuras, com outras forças existentes que incomodavam a humanidade.

E é com grande gosto que vos venho falar deste livro aqui no blog, pois o seu autor teve um grande papel na minha vida enquanto estudante. Pois é, Artur Pais foi meu professor em História da Cultura e das Artes e eu só tenho a agradecer o facto dele ter seguido com o seu sonho de ser escritor.

Para quem gosta de estar atualizado acerca de novos escritores e de novos livros, "Gilgamesh na demanda da imortalidade" é um livro infanto-juvenil, editado pela editora Alfarroba e ilustrado por Susana Matos, contendo 44 páginas. Este recorre aos tempos antigos da Suméria, tendo como base muitos dos factos da história e dos mitos dessa civilização. Embora se centre numa figura histórica, este livro contém também muitos ensinamentos sobre como é que o poder pode influenciar as pessoas, assim como é que a amizade muda essas mesmas pessoas.

Apesar de preferir livros com mais de 100 páginas, não posso deixar de ter uma opinião positiva acerca deste livro. Para além de ser de fácil leitura (li-o em cerca de 1h) e de enquadrar em diversos géneros literários, tais como a história, a fantasia e a aventura, a escrita de Artur é bastante explícita e cativante, prendendo-nos na nossa leitura, fazendo-nos viajar sem sairmos do lugar. E para não falar das ilustrações que acompanham o texto, permitindo uma maior compreensão da ação narrada.




Ilustrações magníficas, não é? E para alunos de Artes Visuais como eu, saber que o desenho pode ser uma forma de retratarmos qualquer situação é de uma tamanha felicidade.

Quando a apresentação do livro foi feito na escola em que estudo, eu tive o privilégio de poder comprar o livro nas mãos de Artur e ainda de receber um autógrafo, coisa que não acontece todos os dias!


Para aqueles que lêem, ter um livro autografado é de chamar ao sentimento de felicidade extrema! Para quem tem filhos que gostam de livros de aventura, ou mesmo para quem gosta de variar um pouco as suas leituras, eu aconselho vivamente a leitura deste livro. Tenho a certeza que tal como eu, vocês se sentirão bastante felizes ao lerem-no.

Alguém já leu este livro? Se sim, qual é a vossa opinião?

5 comentários:

  1. Adorei as ilustrações. Mas nunca li nem nunca tinha ouvido falar :)

    R: Boas teorias. Falta saber se alguma delas está certa! No próximo capítulo já há boas revelações :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que é um lançamento recente, é normal nunca teres ouvido falar. Já a minha turma ficou toda ansiosa para que o livro saísse, estando constantemente a perguntar ao professor quando é que o seu livro sairia e se nós teríamos direito a uma apresentação.
      E sim, as ilustrações vistas ao detalhe são magníficas!

      E uhh, estou bastante ansiosa pela continuação de "Silentium" :D

      Eliminar
  2. R: Obrigado pelas palavras tão carinhosas que deixaste na publicação de aniversário. Sabe tão bem ler este tipo de comentários, que nem sei ao certo o que dizer. Um obrigado nunca será suficiente para o bem que os meus leitores (e os seus blogues) me fazem. Obrigado MESMO! :)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este livro, mas parece-me interessante! Pelo menos tem ilustrações maravilhosas :)

    xoxo, Sofia Pinto
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu conteúdo é algo de extraordinário. Para leituras diversificadas, este livro insere-se muito bem. E sim, as ilustrações são algo de outro mundo.

      Eliminar