25 de abril de 2016

AL DENTE \\ Bolo de canela

Esta foto ficou um máximo! Estou super orgulhosa de mim e da minha maquineta... Adiante!

Este foi um dos melhores bolos que eu já fiz, se não o melhor! Não só em termos de palato, mas também em consistência. Por muitas boas receitas que eu tenha por aí guardadas, esta foi a primeira que eu fiz em casa e que resultou num mar de fofuras. Contando que esta receita possa parecer muito doce, tudo vai depender da quantidade de açúcar que colocarem e na vossa forma de encarar a canela. Muito pessoalmente, eu não gosto de canela, porém, após ter provado esta delícia na casa da minha avó, feita pela minha tia, fui ao céu e voltei. A minha tia teve a delicadeza de me enviar a receita através do meu pai; coloquei-a em prática hoje e aqui estou eu para partilhar convosco. Espero que gostem e aguardo por um feedback! *sorriso colgate*

O que será necessário...


- 5 ovos;
- 2 chávenas de chá de açúcar;
- 3 chávenas de chá de farinha;
- 1 chávena de chá de óleo;
- 1 chávena de chá de leite;
- 2 colheres de chá de fermento;
- 1 colher de sopa de canela.

Modo de preparação:


1. Comecem por aquecer o forno ou patusca (o melhor dos dois mundos na minha vida). Separem as gemas das claras, em diferentes recipientes. Batam as claras em castelo e reservem.

2. Acrescentem às gemas o açúcar e o óleo. Batam até que fique uma massa homogénea. Após isso, completem a mistura líquida com o leite e mexam com uma espátula, para que não se sucedam acidentes pela cozinha.

3. Passando aos ingredientes secos, adicionem à mistura líquida a farinha, peneirando-a. A cada chávena, misturem bem com uma espátula, pelo mesmo motivo no segundo ponto. Assim que ficarem musculosos, acrescentem as colheres de fermento e a canela. Comecem pela espátula e prossigam com a batedeira.

4. Finalizem com as claras em castelo, envolvendo tudo com a batedeira e transfiram a mistura para uma forma untada. Tendo em conta que a quantidade de massa será enorme, sempre podem dividi-la em duas formas, e assim terão dois bolos (um para vocês e o outro para oferecer... Ou os dois para vocês, caso sejam gulosos eheh).

5. Aguardem a cozedura, desenformem o bolo e deliciem-se do mesmo com uma chávena de chá ou leite quentinho!

Bon appétit!

8 comentários:

  1. A foto ficou maravilhosa. Juro deu-me uma enorme vontade de testar a receita e apenas não o vou fazer porque estou numa fase de adaptação a um estilo de vida vegano e já abandonei, por completo, o consumo de ovos.

    Woah Arabella|Facebook|Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que exista uma forma de substituíres os ovos, porque esta receita fica mesmo muito boa!!

      Eliminar
  2. Não só parece delicioso, como deve ser mesmo. Não parece muito difícil de fazer, talvez eu me atreva a experimentar, embora não seja muito boa com bolos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte!! Se correr bem, aguardo por uma feedback eheh!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Agora entendo o porquê de sentir uma enorme ligação a ti uma vez que temos histórias de vida bem semelhantes. Sem dúvida que, nada na vida, acontece por acaso. Não agradeças. Deves reter que tudo o que digo é mesmo sentido e vem de coração. És uma pessoa fabulosa <3
    Exatamente. A terminologia "dieta" tem um significado muito depreciativo na sociedade. é mais do que não comer... É aproveitar o bom mas em quantidades moderadas.

    Também costumo fazer bolo de canelo (btw, adoro canela). Faço mais ou menos com a mesma base que tu, mas adiciono aveia para ficar crocante!
    Continua com este fabuloso trabalho no blog. Estou a adorar <3

    NEW TIPS POST | Suggestions gifts for Mother’s Day.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Então estás precisamente como eu, minha querida :D
    Essa gama é para que efeito? :P

    NEW OUTFIT POST | Strong Feelings.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Tem tão bom aspecto!! Não sei se consigo fazer antes dos exames, mas vou já guardar a receita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o bolo ajudará a interiorizar as matérias ahah.

      Eliminar