26 de junho de 2016

BLOG RELATED \\ "Quero mudar a aparência do meu blogue, mas não sei o que fazer"


Uma das muitas razões que me atraíram para o Blogger, abandonando a plataforma do Sapo, foi exatamente a facilidade com que me deparei na modificação de templates (E Vanessa, se um dia chegares a ler esta publicação, por favor não me esfaqueies! <3). Talvez na altura em que por lá andava, a paciência para descobrir soluções não se mostrava disponível, mas a verdade é que desde que assentei por aqui, e com muita força de vontade, fui transformando o blogue até me sentir a cem porcento dentro de casa. Como tal, e reconhecendo bastante bem o trabalho que pode surgir num mundo que nos é completamente desconhecido, e depois de ter recebido algumas questões, não só das pessoas que me são próximas, mas também de alguns seguidores, aqui estou eu, com os meus nove meses de aprendizagem, para partilhar convosco dicas e sugestões para este processo de mudança de aparências.


A primeira coisa que temos de ter em conta é que, independentemente daquilo que queiramos modificar, há que definir um prazo para a mudança. De nada vale se nos tentarmos convencer de que precisaremos, apenas, de uma ou duas horas para ficar tudo pronto. Enganam-se! A não ser que já sejam uns prós nesta área - o que eu duvido que facilite muito no combate ao tempo - sermos sinceros neste aspeto é essencial. Da primeira vez em que decidi dedicar-me a sério na mudança do meu template, eu estava convencida de que demoraria duas horinhas para me despachar, tendo em conta que já tinha um leque acessível de informações que me pudessem ajudar... Lembro-me de que era um domingo de manhã e que, quando me dei conta, na suposta hora de me ir dormir, eu ainda me via aflita para conseguir modificar e ajustar algumas coisas, terminando, somente, as mudanças na segunda feira. Foram umas boas quinze ou dezasseis horas, no final das contas.

Ainda na demanda do tempo, se já tivermos definido um prazo aceitável, tal como entre uma semana ou mais - lá está, dependendo da vossa experiência - dividir as tarefas entre nós mesmos, repartindo também o tempo é bastante importante. Não tentem fazer tudo de uma assentada, pois para além de vos prejudicar o raciocínio, o stress originado por cada lapso da vossa parte acumular-se-á de uma maneira tão absurda, que o máximo que vos acontecerá é quererem desistir de tudo, chorar, rogar pragas e jurar nunca mais criar um blogue. Parece loucura, mas é a pura das verdades. Não sei se é assim com toda a gente, mas ainda esta semana passei por isso. Mesmo já dominando um pouco deste ramo, as horas de sono que andei a perder, reduziam este meu ato de querer fazer tudo de uma vez só, num ato bárbaro para comigo mesma. Confesso que não me preparei assim tão bem como vos aconselho, mas é por essa mesma razão que vos digo isto. É com os erros que se aprende, não é verdade?

Esta deveria ser a dica inicial, mas o importante é que não fique para último. Fazer o backup do modelo atual é obrigatório! Tenham a experiência em vós, ou estejam a aprender a mexer com códigos e tudo o mais, salvem SEMPRE o modelo que têm antes da mudança. E isto é importante porquê? Caso vocês guardem uma mudança que não era suposto estar por ali, e já tenham feito mil e uma coisas que não resultaram, ter em mãos uma carta que vos pode ajudar a regredir para um espaço no tempo não muito longínquo daquilo que já construíram é uma mais valia! Se não fosse por isso, eu já teria perdido quase tudo aquilo que andei a depositar neste blogue. Para tal, basta que entrem na página do vosso blogue no Blogger, de seguida vão ao Modelo e aí efetuam uma cópia de segurança, que estará em forma de documento XML. Guardam no vosso computador, e se for o caso, guardem também numa pen ou disco rígido.



Quando já tiverem o modelo guardado, preparem-se para a planificação do vosso layout. Numa folha branca, e com a página dos esquemas disponíveis do Blogger aberta, desenhem o vosso próprio esquema, sem fugir daquilo que o Blogger vos pode oferecer. Coloquem a vosso gosto o que querem na sidebar e aonde querem, posicionem o cabeçalho, as caixas de mensagem e tudo o que desejarem nessa folha, selecionando e cortando aquilo que realmente desejam refletidos no resultado final. Talvez seja pelo facto de estar na área em que estou, mas eu habituei-me com esta coisa da planificação através do desenho e, parecendo que não, ajuda bastante!

Isto é mais um conselho de amiga do que propriamente uma dica. Arrisquem sem medos! Se desejam que o vosso blogue vos reflita, não só através do conteúdo que produzem, não tenham medo de arriscar nas mudanças, não tenham receio de mexer com algo que desconhecem. Sejam curiosos até ao ponto em que retirem disso uma lição. Façam uso de fonts e tipos de cor que não desejem, apenas para se situarem naquilo que mudou no momento, moldando-o ao vosso gosto. Pesquisem imenso acerca de informações que vos possam auxiliar. Se não souberem o que são os css e o HTML, o google está lá para vos ajudar. Se, dentro da página dos códigos, uma palavra não vos soar tão bem quanto precisem, o google tradutor também está por lá! Se não conseguirem encontrar sites ou blogues com as informações que precisem, perguntem aos bloggers que vocês seguem, mas com quem se sintam confortáveis, e que já têm nas mãos muita desta bagagem. Tal como vocês, esse blogger é um ser humano que também teve de aprender a fazer as coisas. Se forem sempre simpáticos com eles, essa simpatia será recíproca. Sem medos!

Tenham, também, o cuidado de ir guardando códigos que vos possam ajudar no futuro, de modo a evitar-se uma certa azáfama na hora de quererem mudar alguma coisa!

Para se ter um produto que se possa considerar autêntico, não se deve recear ter um poço de inspiração. Eu estou em Artes Visuais e sei bem o quão difícil é construir um desenho, uma escultura ou uma pintura nunca antes feita, tendo em conta de que quase tudo já foi feito... Pese embora esta situação, isso nunca foi motivo para me travar, aliás, se não fossem pelos artistas que vieram atrás de mim, eu não teria por onde pegar e inovar. Como tal, sentirmo-nos inspirados pelos blogues dos nossos bloggers favoritos não é crime, na verdade, poder ter essa inspiração nas mãos ajuda-nos a descobrir quais os pontos no nosso blogue que não queremos que sejam daquela forma, inovando até a ideia inicial, de modo a que não nos acusem de plágio. Claro está, utilizar o mesmo tipo de font para o cabeçalho ou para os títulos da sidebar é completamente normal! Duas ou mais pessoas podem gostar do mesmo tipo de letra para aquela situação, o que não se admite é que a imagem de um blogue seja o reflexo de outro! Um dos grandes segredos de destaque na blogosfera é exatamente o facto de sermos capazes de, no mesmo saco, ter uma luminosidade diferente dos outros. Tenham isto sempre em conta, seja em relação à aparência do blogue, como para o conteúdo que se partilha!

Apostem em programas de edição, tais como o Pixlr, o Photoscape, o Photoshop, entre outros, para a produção dos vossos próprios headers, entre outras coisas. Caso não saibam ou não tenham ideia de como tornar as coisas mais fáceis, não hesitem em perguntar a alguém que vos seja próximo por uma opinião sincera em relação às mudanças, e de que forma é que poderiam melhorar. Eu fiz isso e o que aconteceu foi que o Jota, como disse nesta publicação, iluminou-me as ideias pelo seu simples gesto, o que facilitou na complementação das outras mudanças que eu já tinha feito. Não há orgulho tão grande que nos deva obrigar a querermos fazer todas as coisas sozinhos, só porque não queremos dar créditos. Essa forma de pensar é muito estúpida e, enquanto uma comunidade, é quase uma regra existir entreajuda quando esta é necessária!

Esta é, talvez, a dica e conselho mais sensato de todos: tenham e sejam pacientes para convosco. Não sejam o tipo de pessoa que vocês não desejam ser, respirem fundo e nunca desistam. Mudar a aparência do vosso blogue pode custar horas e dar imenso trabalho, mas o resultado final falará muito mais alto e acariciar-vos-á o rosto cansado e suado depois da maratona. Mas ter um blogue é mesmo assim: se queremos que o nosso conteúdo chegue e inspire as pessoas, temos de esculpir até os ínfimos detalhes daquilo que é nosso.

Agora a parte divertida...

Eu não poderia terminar esta publicação sem partilhar, também, alguns dos sites e blogues que utilizo quando quero mudar alguma coisa. Será uma pequena lista que vos posso oferecer, mas espero que vos ajude, caso necessitem.

Generalizado:


- O blogue da Elaine Gaspareto;
- O site W3Schools (é aqui aonde encontro a explicação para certos termos);
- O blogue I Can Build a Blog (obrigada Jota!);

Quanto às navbars...


- A publicação da Lovable Maria, Fixed Navigation Bar;

Fonts, as bonitas fonts...


- Temos o 1001 Free Fonts;
- O DaFont;

Para os ícones das redes sociais...



Para inserirem o vosso instagram na barra lateral...




E é isto! Espero que esta publicação vos venha a ser útil e, caso tenham alguma dúvida ou pergunta, estejam à vontade para as deixarem nos comentários!

9 comentários:

  1. ahhhh!!! obrigada!!! só vi por alto, mas logo/amanhã vou ver isto com muito cuidado! :D

    ResponderEliminar
  2. Quanto instagram, prefiro o LightWidget uma vez que ao carregar as fotografias nos leva diretamente para o instagram e não para o site do snapwidget. Quanto ao resto, concordo com tudo :)

    ResponderEliminar
  3. Que publicação interessante! Há algum tempo que ando para "lavar a cara" ao meu blogue... De facto, já tinha algumas ideias mas este "tutorial" veio ajudar ; )

    ResponderEliminar
  4. Este post é mesmo útil!Vai ficar guardado nos favoritos para quando fizer uma mudança no meu blog.
    Tal como tu, mudei para o Blogger precisamente por isso, pela maior facilidade em mudar o blog e pô-lo ao nosso gosto :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Essa dica da t-shirt parece ser ótima. Estamos sempre a aprender, portanto agradeço pela dica :d Pois, também há um da Cien com o qual não me dei mas, devo dizer, que a minha maior desilusão foi com um da My Label.

    Ótimas dicas! Volta e meia também estou sempre a querer mudar o meu e já tenho algumas dicas sobre isso pelo meu blog. É sempre bom estarmos atualizados :D

    NEW DECOR POST | Modern Room Decor
    ×Pieces Of Me, Blog
    ×@mgouveiaa, instagram
    ×Facebook Official Page

    ResponderEliminar
  6. Este post está tão completo!
    Quando criei o meu blog tinha a ideia de desenvolver o template - tinha tempo, não conhecia lojas onde pudesse comprar um em conta... então perdi alguns dias a tentar alcançar um resultado que considerasse minimamente aceitável. Mas foi completamente em vão - não só não ficou nada do que tinha envisionado como só serviu para me irritar! E conhecia algumas das fontes de referes, como o blog da Elaine Gaspareto (que achei muito útil). Para mim, a melhor solução foi comprar um template na Etsy e criar eu própria o header.

    ResponderEliminar
  7. Que post tão útil! Embora não tencione mudar o design do meu blog radicalmente, estou sempre à procura de pequenas coisas que possa alterar/melhorar. Alguns dos posts que sugeriste vão dar-me imenso jeito :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, querida :D
    Então, luta por isso :D

    NEW TIPS POST | Healthy Hair on Summer.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar