5 de outubro de 2016

ARCHtime \\ "O que é a arquitetura?"

Foi com esta questão com a qual começámos as aulas de Cultura deste semestre, a partir do momento em que nos colocámos de forma confortável nos nossos lugares na sala de aula. Embora a turma inteira se sentisse desconfortável em responder, fui das primeiras a quebrar o gelo, arriscando com uma resposta que, aos olhos do professor, estava muito aquém da definição que ele pretendia de nós, não obstante o facto de nunca ter estado errada. Após tentativas e conjecturas de outros colegas, e com a ajuda da leitura do livro que estou atualmente a fazer para esta cadeira, consegui aprender um pouco mais acerca daquilo que estou a estudar. A arquitetura, ao fim e ao cabo, são espaços vazios, com o intuito de nos conferir uma habitação confortável. É aonde vivemos, onde encontramos a segurança e onde somos recebidos pela família. É a solução de um problema, dando respostas a outros anseios. Simples, não é? Basicamente, tudo o que não tiver espaços interiores, não é considerado arquitetura. Daí as esculturas não serem, por si só, parte dos elementos arquitetónicos. O que as torna arquitetura advém do facto de, em conjunto, criarem os tais espaços vazios entre si, juntamente com a existência de outros edifícios e esculturas. E é a partir daqui que nasce o "Urbanismo".

A arquitetura urbanística, por outro lado, é a junção de todos os elementos que são considerados arquitetónicos de modo individual, criando então mais espaços vazios entre si, como temos o exemplo das ruas. Sei que ainda me falta a parte técnica da questão, mas achei bastante interessante o facto de, em poucos dias, ter chegado a uma conclusão tão simples, para uma questão que em meios de setembro ainda não sabia responder. Daqui a uns tempos, muito provavelmente, trarei mais uma publicação a desenvolver este assunto, mas por hora, deixo registado a primeira impressão que tive acerca dele!

8 comentários:

  1. entraste em arquitectura este ano? estas a gostar? :D

    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e sim, ahah. Estou a gostar bastante, obrigada!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Ah gostei! Boa maneira de definir a coisa :)

    PS.: acho que vais gostar do tema do 6 on 6 deste mês :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Ohh como eu gosto de ver coisas sobre "arte" por aí :D
    Que saudades da escola eheh

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da definição, realmente faz sentido :). Nunca soube o verdadeiro significado de " arquitetura" ( pensava que sabia, mas pelo teu post vi que, apesar de não estar errada, também não estava totalmente certa). Obrigada pelo esclarecimento :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Cada dia aprendo mais, especialmente aqui na blogosfera. Não sou de artes, nem tenciono ir para algum curso relacionado com tal mas a verdade é que sempre me fascinou as formas, os desenhos. Adorei a tua definição para arquitetura :)

    ResponderEliminar