24 de junho de 2017

MAIO #RRSP17 \\ "Gilgamesh na demanda da imortalidade", Artur Pais



Sei que já estou um bocado atrasada com esta publicação, e muito sinceramente não disponho de muitas justificações para vos dar, mas agora que me encontro de férias, ser-me-á muito mais fácil de ler, reler, escrever e publicar, de modo a colmatar o tempo perdido. Reconheço que ando a falhar bastante para com a Sofia no que toca a este projeto, afinal, ela é muito mais assídua do que eu nas releituras, e tem sempre o cuidado de nos trazer informações.

Para facilitar a minha vidinha, e cumprindo com a promessa que fiz a mim mesma, para o suposto mês de maio reli um livro pequeno, contudo, bastante importante. Já vos falei dele por aqui, mas nunca é demais referir que este livro faz-me recordar o meu décimo primeiro, as conversas que estabelecia acerca do mesmo com o autor e que, melhor ainda, foi meu professor de História, contribuindo para o facto de eu semear um maior apreço à disciplina. "Gilgamesh" é um pequeno livro que nos conta uma grande história, abrindo-nos os olhos para muitas coisas importantes. Não sei como é que da primeira vez não reparei com atenção, mas o professor Artur escreve de uma forma deliciosa, leve e viciante. 

Reconheço uma certa analogia com a sociedade atual, onde ainda existem tiranos no poder e que se julgam os maiores. Enkidu, uma das personagens principais, é a metáfora para as pessoas que nascem para um propósito e que, quando não estão a trabalhar por isso, entram numa depressão. Este livro mostra também que as pessoas podem mudar, e que tudo depende das circunstâncias que as alteram, assim como o poder da amizade e do amor que são reconhecidos como tal, quando as pessoas os encaram de forma genuína. Embora seja um livro infanto-juvenil, penso que é como O Principezinho: pequenas palavras de tons e mensagens muito fortes podem fazer toda e qualquer diferença! 

Já leram este livro? O que acharam?
Esta publicação insere-se no projeto do Re-Reading Season Project, em parceria com a Sofia. Para saberes o que ela anda a reler, clica AQUI.

4 comentários:

  1. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas agora que estou de férias, tenho que ver se pego nele.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nem conhecia o livro. Mas pela tua descrição, quero imenso ler! :)
    Beijinhos grandes.

    https://bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Um dia hei-de o ler! É um orgulho saber que foi escrito pelo nosso querido professor.
    Beijinhos. :)

    https://avidaebelaaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já tinha lido esse livro. É muito bom. Pretendo rele-lo também!

    ResponderEliminar